domingo, 24 de abril de 2011

Domingo de Páscoa da Cinderela!

Sei que na madruga já fiz a minha postagem do dia, porém a Sophia hoje está bem manhosa. Está um pouco triste... ela é super sensitiva com tudo.

Enfim, na hora do almoço, tentamos de tudo para ela comer o prato preferido dela, porém não tivemos nenhum sucesso.

Porém ela nos deu um lindo presente de Páscoa... e com muito orgulho divido com todos vocês:
Esse foi o primeiro desenho que ela fez - eu fiz o sol, e ela fez a árvore, e os braços e com 5 dedos de cada lado. Foi desenhando e contando a estória.
Essa é a Bela e a Fera - ela pediu para eu fazer um castelo e o Monstro. A Bela ela fez comigo. Fiz a Rosa e ela desenhou outra rosa ao lado. Explicou para mim porque a Bela estava triste. Desenho em vermelho um príncipe, e disse que ele ainda iria crescer, que eu tivesse calma. Pediu para que eu escrevesse o nome de todos. E me ajudou falando as letras. Depois leu letra por letra, e a palavra de cada um!

 Depois tentamos na sala... foi a hora do Procurando Nemo. Fiz o Pai e a Mãe, porque segundo ela, ele tem um Mãe, e Pai e mãe ficam juntos. Me pediu para que eu desenhasse o caçador.. quando eu escrevi, me disse que eram dois... e que eu tinha que colocar no plural. Fez a tartaruga Bebe, que segundo ela eu tinha feito uma, e ninguém é feliz sozinho.

E me pediu para fazer uma maçã.... e logo em seguida uma branca de neve... todos os rostos são dela. Fez uma casa, com chaminé e tudo. E o cavalo, que tem cabelo e rabo. A Bruxa malvada foi a pedido dela... e me disse que havia um monstro e o principe. Eu desenhei o monstro, mas ela ao lado da Branca de Neve, me explicou que estava fazendo um principe, e que todos podem ser principes. Para isso, (ela fez embaixo) um beijo... que segundo ela pode ser em qualquer tipo de "expressão" (fala dela).

Me fez escrever os nomes de todos.... e assim como nos anteirores depois leu.

Beijou meus olhos, passou a mão na minha boca, e me disse carinhosamente que o Saquati (amigo imaginário dela), havia lhe contato que toda estória de fada acaba bem, e que nenhuma bruxa vence.

Olhei para minha mãe com lágrimas nos olhos. Sei bem o que ela disse em todas as entrelinhas.

E foi ai que o Coelhinho da Páscoa chegou!!! Ele é inteligente e por isso trouxe diretamente de Madrid uma linda fantasia de Cinderela.

E agora ela está ai.. linda linda linda... perdendo o sapatinho a todo momento.

Essa sem dúvida foi o meu melhor presente de páscoa!!






sábado, 23 de abril de 2011

A escolha de Sophia: Meu dia de Sininho!

A escolha de Sophia: Meu dia de Sininho!: "O primeiro aniversário da Sophia fiz no tema da Sininho. Havia inclusive um cartaz informando o motivo, e porque escolhemos essa fada tão si..."

Meu dia de Sininho!

O primeiro aniversário da Sophia fiz no tema da Sininho. Havia inclusive um cartaz informando o motivo, e porque escolhemos essa fada tão simpática.

Afinal já era uma milagre ter engravidado, no acaso aos 43 anos, sem tratamento depois de ser diagnosticada como SCV (síndrome da Cela Vazia). Além disso também tivemos uma gravidez de risco, com alguns procedimentos para segurar a bebê, e no final, mais dez dias de UTI.

Ou seja, já era um milagre realizado, já tinhamos sido agraciados por uma boa fada madrinha!


Apesar de ter motivos pessoais para estar muito triste hoje, preciso parar de ser tão egoista, e na verdade agradecer muito a Deus por esse lindo Domingo de Páscoa.

O nosso tratamento está indo melhor do que até esperavamos. A Sophia tem se relacionado super bem com as crianças na escola, tem conversado conosco em casa, contado inclusive alguns episódios que ocorreram com ela.

Hoje ela ficou dramatizando que estava trabalhando em um teatro. Em alguns momentos era a atriz principal, em outros era apenas a apresentadora.

Nossos queridos amigos, que tem acompanhado a nossa luta, minhas queridas e próximas amigas... de coração sabem o quanto é importante estarmos tendo o apoio de vocês, a ajuda e o estimulo.

Minhas novas companheiras de luta, mães de crianças diferentes, que através do blog e do facebook confidenciam suas angústias, seus medos, suas vitórias e suas desistências... para todas esssas também eu desejo de coração que haja mais paz dentro de nós.


Que possamos exigir da vida apenas cidadania, honestidade, credibilidade e força.

Afinal, toda vez que leio o depoimento de uma mãe, ou como os das duas irmãs que me apaixonei (que buscam através da informação, da net, reverter o quadro do irmão, isso mostra que jovens podem muito bem ser cidadões do bem.... delas é http://www.estouautista.com.br/) eu vejo que tenho muito ainda a fazer, e com os emails que recebo através do blog, conseguimos clarear algumas angustias que não estão nos livros de prognósticos dos doutores psquiatras ou neurologistas ou psicologistas.

Hoje, em um determinado momento, estava sentada na sala, em uma das poltronas, com algumas lágrimas descendo em meu rosto, tentado de forma sem sucesso esconder o quanto estava triste da minha linda e alegre Sophia.


Ela chegou bem de mansinho, afagou meus cabelos, enxugou algumas delas, me beijou na boca, e me disse bem lindinho... "Não fique triste Mamãe, porque fada não pode chorar". 


Primeiro fique feliz por uma frase tão linda, de impacto e sensivel como a dela. Minha mãe então se desmontou! Olhando para aquelas duas gerações que me enquadro ao meio, foi ai que lembrei que sou mais que mãe, mais que mulher, amiga e profissional. Entrei agora na categoria fada, ou seja, serei obrigada também a fazer mágica, e jogar poção de alegria e esperança no coração da minha pequena, e por ve-la feliz, o meu por osmose seguramente ficará.


Então desejo nesse Domingo de Páscoa, mais que Jesus no coração de todos. Desejo atitudes dignas de Deus nas falas, nas ações, nas responsabilidades. 



Desejo a todos Família - literalmente - do tipo daquelas antigas, onde todos se ouviam, se respeitavam e se cuidavam!



Desejo pózinhos saltitantes de abraços felizes, afagos, ligações, tudo que possa deixar os nossos corações aliviados e realizados.


Um grande beijo, e muito obrigado por tudo!


Estela Mota
 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O dia que assumi que sou apenas "Kala"!

Em 1999 eu estava em Curitiba, com o meu filho Ramon e resolvemos ir ao Cinema, pois somos loucos por filmes de animação. Assistimos Tarzan. Amei... além do filme ser maravilhoso, a trilha sonora by Phill Collins foi tudo de bom. 

Sou do tipo que choro até em propagando de sabonete, então imaginem qual foi o tamanho do Mico (expressão macacada kkk).


Amei tanto, que no dia seguinte, voltei com o João Carlos e o Ramon para revermos o filme. Dessa vez em Inglês.Naquela mesma noite compramos o cd e fiquei ouvindo as músicas por vários dias.
Quase três anos depois fizemos uma viagem para Rio das Ostras, Cabo Frio e região, e todos os dias pela manhã eu acordava o povo da pousada com a Música da Orquestra no acampamento. Era hora do acordar feliz e passear poruqe a vida é muito curta! Sempre foi a nossa música de ficar feliz, minha e da Aninha!

Além disso, meu coração sentia total empatia pela "Kala", mãe adotiva do Tarzan. Sabia no fundo o que era amar e assumir o diferente, lutar e enfrentar a tudo e a todos para defender a cria que resolvemos ter.

Hoje, enquanto eu respondia a algumas mães (interessante isso, visto que quem a grande maioria são de mulheres) que me escreveram no Blog, ou enviaram emails sobre as suas angustias e sobre o tratamento dos seus filhos, lembrei na hora do filme. Na verdade eu sou a versão "Kala".

Procurei no YouTube, e cada vez que eu ouço, mais me apaixono, detalhes das Músicas:


 "Tenha fé em tudo que acredita.... deixa o seu destino agir, e guiar o seu coração!" (...) .."viver assim, trás tanta paz" ..."ter coragem, recomeçar, com toda a sua força"
E depois vem a parte que é muito linda... quando a"Kala" canta para o seu filho...

"Não tenha medo
pare de chorar,
me dê a mão,
venha cá
Vou proteger-te de todo mal, não há razão pra chorar
No seu olhar,
eu posso ver,
a força pra lutar
e pra vencer
O amor nos une, para sempre,
não há razão pra chorar

Pois no meu coração,
você vai sempre estar
O meu amor, contigo vai seguir
No meu coração, aonde quer que eu vá
Você vai sempre estar, aqui

Por que não podem ver o nosso amor?
Por que o medo por que a dor?
Se as diferenças não nos separam
Ninguém vai nos separar.

E no meu coração, você vai sempre estar
O meu amor, contigo
vai seguir

Não deixe ninguém,
tentar lhe mostrar
Que o nosso amor não vai durar
Eles vão ver, eu sei...
Pois quando o destino,
vem nos chamar
(vem nos chamar)
Até separados é preciso lutar
Eles vão ver, eu sei...
Nós vamos provar que...

No meu coração,
eu sei você vai
sempre estar
Eu juro que o meu amor, contigo vai seguir
No meu coração
(dentro do meu coração),
aonde quer que eu vá
Você vai sempre estar, aqui... Aqui... Para sempre...
Meu amor, vai contigo, sempre contigo...

Basta fechar os olhos
É só fechar os olhos
Quando fechar olhos
Vou estar... Aqui...!"


Bem, é só isso hoje... quero dizer a todas as mães que acompanham os nossos blogs, que tem filhos especiais ou não, que não somos as únicas! Até a "Kala" já teve o seu dia de ser mãe de um peladão! E temos que aprender muito com ela.


Tudo o que plantarmos dentro dos corações dos nossos filhos, é o que ficará semeado. Todas as horas que gastarmos com eles, serão investimentos não só no futuro deles, mas também nas boas coisas que fizemos com o nosso passado.

Sejamos corajosas, convictas em nosso caminho, no que estamos fazendo. Tenhamos mais que apenas fé, mas também atitudes, perseverança, e ações.

Não há nada melhor do que mobilizarmos primeiro os nossos olhos para toda evolução e lado bom dos nossos filhos... afinal nem tudo é só acertar, criticar e avaliar! E digo isso não apenas para mães com filhos diferentes, e sim para todos as mães e filhos!


Se os nossos filhos, vieram como Tarzan, há como ajuda-los a evoluir (se é que que não somos nós que temos que evoluir). Temos que mostrar que eles podem tudo, até subir em árvores, nadar, pegar o rabo de um elefante (essa parte eu amo tb).

Há alguns anos atrás, uma cliente nossa entrou no meu escritório, e ela tinha três filhos, sendo que a sua segunda filha era Down. Ela me disse... . "Estela, só noto que a minha filha tem Down quando vejo fotos dela. Fora disso, ela é igualzinha a todas as outras crianças".

Oito anos se passaram e somente depois de tantos anos conheci a que ela ser referia.É assim que me sinto. A Sophia é tão igual quanto qualquer outra criança. Tão linda e esperta, e carinhosa.... e vale todo a minha vida de pesquisa, leitura e busca por um tratamento rápido, eficaz e cheio de alegria (porque sem amor, sorriso não há tratamento que possa deixar alguém feliz!). 

Agora vou terminar esse página, ligar o DVD, colocar Tarzan, deitar no chão com a Sophia, e termos um momento só nosso.... afinal, assim como nos filmes, tudo acaba bem! Música é muito bom até para quem não é Autista!

Portanto, deixemos de ser mães de Anonimas ou Conhecidas de Autistas, Asperger, Down,  ou de qualquer outra sindrome ou nome. Seremos a partir de hoje apenas "Kala". Aquela que lutou e assumiu pelo seu filhote!


Um grande beijo no coração de todos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Uma menina não estranha, apenas um pouco menos igual! Ser diferente é puro charme!!!

Sabe aquela estória do "Paciente Inglês" ? - bem esse filme marcou a minha vida, assim como o "Óleo de Lorenzo"- e só depois, depois de tanto tempo, foi que fiquei vendo que esses filmes na verdade falam sobre várias coisas que sempre foram presentes em minha vida, como Perseverança, Luta, Empenho....

Quando assisti ao filme "Ritual"- como sempre, fico tentando corresponder as coisas a vida - exercitando o pensar da alma...e tudo é uma questão de perspectiva nessa vida. O filme fala na verdade sobre Fé, e não sobre exorcismo.

Pois bem... eu sempre pedi a Deus (apesar de não ter uma religião única) que me fizesse uma pessoa de Fé, de Coragem e de Verdades (temas pertinentes a esses três filmes e também a minha vida). Pois bem... Deus todos os dias me dá motivos para eu provar a minha fé, minha coragem e expor minhas verdades.

É complicado porque levamos sempre tudo ao pé da letra. Em nenhum momento me senti culpada ou sendo punida pelo fato de ter que lidar com o tratamento da minha linda filha. Sempre me pergunto, isso sim, o que Deus está tentando me ensinar, e tento ter humildade para aprender. Como diz a Glaucinha, Sophia me fez uma mulher melhor.

O importante é não sermos resignados... irmos atrás do impossível e até roubar um avião para salvar seu amor (plagiando o primeiro filme!). Temos que aceitar o fato, porém acreditarmos que tudo pode evoluir.

Antes da Sophia tinha conhecido apenas um garoto autista. A imagem que tenho dele na garagem de sua casa é horrível. Jamais havia cruzado com outra criança autista, exceto por alguns filmes como a "Testemunha".

Ontem fomos a uma clínica nova, e realizamos mais algumas avaliações na Sophia. Acho que foi um dos dias mais prazerosos da minha vida depois de ter tido o segundo filho.

Muitas vezes não conseguimos enxergar a evolução das coisas. Mas ontem, mostrando o relatório diário que tenho da minha filha as especialistas que estavam avaliando, vi nitidamente o quanto vencemos nesses 3 anos de tratamento.
Para essas mães novas, que ainda estão com a dor no estomago como se tivessem recebido um murro, e foi apenas um diagnóstico,  se perguntando o que podem fazer, humildemente passo algumas sugestões, de quem está vendo a filha crescer como uma menina não estranha, apenas um pouco menos normal!

  • Mesmo que um Médico lhe diga que o seu filho não entende o que você está dizendo, NÃO FAÇA ISSO. Enfrente-o e mostre a ele que sua filha/filho entende absolutamente tudo, ou no máximo está começando o exercício de ouvir a sua voz!
  • Converse com ele o tempo todo. A fono da Sophia, que também se chama Estela (uma fofa, maravilhosa que faz o método Padovan - MARAVILHOSO com ela), sempre me orientou para explicar a Sophia exatamente tudo. Mesmo quando eu estava exausta, cansada, querendo apenas 5 minutos de silêncio (porque nós sabemos quanto barulhos eles são), eu lembrava da fono, e ficava conversando com ela. "Mamãe vai fazer o seu leite", "Vamos agora tomar banho, lavar o pé, o braço". E assim fiz.
  • Mesmo quando ela ainda não perguntava onde estava o pai, a Avó ou o Irmão, eu sempre contava, porque queria que um dia ela me perguntasse. E esse dia chegou.
  • Repetindo: Massagem, Massagem, Massagem - com creme, mãos, esponja vegetal... é o máximo... relaxa, acalma e é um momento de comunhão de troca de carinho.
  • Não ter vergonha jamais de ter um filho diferente. Levar em todo lugar, lutar pelos seus direitos, acreditar que ele sabe que é muito amado. Repito diariamente a Sophia, o quanto ela é linda, maravilhosa, perfeita e cheia de luz. O quanto ela nos traz felicidade, e que benção que ela é em nossas vidas. E de tanto ouvir, de tanto acreditar nessa nossa verdade, ela está evoluindo. Uso a palavra e a minha fé realmente como cura. Porque acredito nisso.
  • Se eles não gostam de música, abaixe, deixe baixinho. Busque quais são os sons que os incomodam. No caso da Sophia é o "bater palmas", então comemoramos o aniversário dela apenas felizes, em ve-la apagar o bolo.
  • Tente ler sobre essa Sindrome. É muito bom. O conhecimento abre portas. Nos faz questionar os profissionais, principalmente porque cada criança tem suas diferenças, e e seus graus de dificuldades. Troque essas informações com outras mães.
  • Faça um diario. Não importa se ele tem 2, 4 ou 15 anos. Hoje com as fotos digitais é fácil. Um exercício bom é inserir as fotos e depois ir escrevendo de como a criança estava naquela época. As restrições, o que ela não fazia, ou o que gostava de fazer. Depois isso será uma excelente ferramenta de trabalho.
  • Tenha todos os exames do seu filho escaneados, e ande sempre com um pen driver com esse material. Atualize isso sempre, e mantenha cópias com as pessoas envolvidas no tratamento. Todos são responsáveis pelo tratamento. 
A gratificação de ver que hoje até o Médico fica sem saber afirmar se é ou não autismo já é uma vitória.Ontem até tivemos essa colocação, e a profissional julgava ser apenas uma síndrome leve... mas ai olhando as fotos, lembrando do olhar triste da Sophia no seu primeiro aniversário e do sorriso encantado feliz dela no seu quinto aniversário (ver fotos abaixo) percebi que na verdade ela está evoluindo, que estamos vencendo, que ela está apenas deixando o casulo, virando uma linda borboleta, muito inteligente, não só com memória fotográfica mas com sorriso fotográfico, uma garota adorável, que adora contar estórias para as pessoas sobre fadas, lobos e princesas.

Que apesar dela ser hiperativa (eu tb sou - e até acho que a Autista da casa sou eu!) ela ama ficar no colo sendo ninada. Que apesar do mundo estar caindo na minha cabeça, porque os tratamentos são imensuravelmente caros e não podemos contar com o convênio e com o governo, e que temos que trabalhar muito, que apesar de tudo isso, quando ela me pede para parar cinco minutos e ficar sentada na sala com ela, ouvindo ela evoluir, eu paro e vou... e penso em algo que me deixa com os olhos cheios de lágrimas, lágrimas de alegria.... porque nesse momento eu "coleciono um momento delicioso e prazeroso para colocar na minha caixinha de boas lembranças" e que quando eu for velhinha e abrir, vou lembrar... "nesse dia eu sabia que ia ser especial, e lembrei que ia sentir saudades disso".
CABEÇA ERGUIDA, ESPINHA ERETA, E CORAÇÃO TRANQUILO.
Um grande beijo no coração!


Estela Mota
Aniversário de um ano - quietinha, sorriso tímido, sem falar ou sem tentar se expressar!

Feliz, sorridente, recebendo os convidados, pedindo o presente, brincando com as primas!