terça-feira, 14 de junho de 2011

Abriu as asas a nossa Borboleta!

A nossa linda Sophia está nos surpreendendo todos os dias. Sempre tem uma colocação nova, uma observação mais que interessante sobre a vida, ou nos mostrando através de frases, como ela acredita que as pessoas devam estar se sentindo.

A verdade é uma só... "Nada melhor do que o tempo". E temos que acreditar que tudo tem um propósito, caso contrário seria tudo tão sem sentido.

Depois do Diagnóstico do Não-Autismo, saímos buscando novas perspectivas e tratamentos.

Estamos fazendo alguns exames clínicos, mas a impressão que tenho é que a minha Lagarta realmente é uma linda Borboleta.

A vantagem do Blog é essa... conseguimos sempre atualizar nossas dúvidas e pesquisas. Somos tantas mães conversando... a quantidade de emails que recebo é um bom termômetro sobre isso. A net funciona como uma ferramenta fantástica, principalmente para os pais que estão buscando novos caminhos para esses tesouros lindos que fomos presenteados.

Nossa linda Borboleta está o tempo todo digerindo todas as informações. Fica olhando como se tudo fosse passar rapidamente pela vida dela, e fica ansiosa para conseguir corresponder às expectativas de todos.

Com relação à separação dos pais, ainda acha que a "culpa" foi dela, e várias vezes passa algumas horas chorando, e me pedindo desculpas por ter "falhado, por ter deixado o pai dela triste". Isso na verdade consumiu o meu coração, e de qualquer modo, foi muito boa, porque através disso tudo consegui digerir rapidamente a nossa separação. Mas aprendi que o melhor a fazer muitas vezes é não fazer nada. Foi assim que deixei apenas ela jogar todas as lágrimas que precisava para fora... e conseqüentemente nenhuma dor para perdurar no seu coração delicioso.

Mesmo se ela não fosse uma criança diferente, estaria passando por alguns sentimentos conturbados, o que é normal em qualquer separação.

E ainda há tantos pontos positivos, já que através desse evento que ela conseguiu se posicionar diversas vezes, tentando mostrar a opinião dela para que nós dois pudéssemos ficar juntos, ou então ficando brava porque eu não tinha deixado o pai dela me beijar (ela acredita que só beijo na boca traz final feliz - rs), ou então em dizer ao Pai por telefone que não ia falar com ele, pois estava brava. No dia seguinte, ligava e perguntava a ele "Se ele estava feliz", e sempre achava que por ele estar feliz, tudo voltaria ao normal.

Isso tudo chegou a ser triste e engraçado ao mesmo tempo, porém nos fez mais esperançosos e confiantes de que a evolução da sua socialização está cada vez mais acelerada.

A festinha na escola então nos mostrou que há muito que fazer. Que ela ainda há muito que se socializar, e que apesar dela estar "curtindo" os amiguinhos de classe, minha querida filha não gosta de multidões.


A impressão que eu tenho é que ela tem um disjuntor, e o derruba para que o barulho e as pessoas aglomeradas não consigam chegar perto dela.

Mas de qualquer forma, ela participou das duas danças, e como mesmo me disse a professora da aula de dança, ela foi a primeira a decorar a seqüência de toda a coreografia.



Mesmo tímida, ela foi uma vitoriosa! Ficou corajosamente até ouvir os aplausos, e em casa repetiu várias vezes a coreografia para a Vovó.

Agora estamos iniciando o Raiman. Ela continuará com o método Padovan, que eu seguramente foi à razão de todas as nossas conquistas. Porém agora virei puramente mãetorista - já que ela terá cinco vezes por semana uma atividade extra além da escola. Ainda bem que a nossa querida Sophia tem um super irmão, e que esse se dedica ao tratamento da nossa pequena.
 
Esse "post" na verdade tem a pretensão apenas de acalentar a todos os corações dos nossos queridos seguidores do blog e do face, que estão assim como eu tentando enxergar se estamos fazendo a coisa certa.

Como eu sempre digo nada melhor do que acreditarmos, termos fé (porque sem fé tudo fica muito mais difícil), e seguramente nada melhor do que sermos perseverantes e corajosos.

Um grande beijo, com todo o meu amor!


Estela Mota, mãe do Maravilhoso Ramon e da sempre Sininho Sophia (que inclusive está explicado o bater asas)





3 comentários:

  1. Own, a Sophia é linda e muito sabida... quem dera o mundo fosse tão simples como as crianças encaram. Ah, nós adultos somos tão complicados né? Que bom que ela está evoluindo e que vc e Ramon estão juntos nessa equipe tão importante de suporte. Adorei as fotos da festa junina e que bom que ela dançou direitinho... não filmou não? Na primeira festinha do Lu ele não dançou apesar de ter ensaiado. Ele tinha medo de chuva e o tempo estava fechado nesse dia... ele quis ir embora... hoje vc precisa ver ele dançando! Dia 02 é a festinha dele... estamos todos ansiosos lá em casa... ele vai dançar a música panela velha é que faz comida boa do Sérgio Reis. :)

    ResponderExcluir
  2. Dia 2 agora é a festa do Lu... estamos aniosas para que ele dance direitinho já que na úçtima apresentação ele ficou fazendo gracinha em cima do palco ao invés de cantar... ele já dançou uma parte da coreografia pra gente...depois da festa acho que ele entra de férias e aí vamos inventar mil atividades pra passar o tempo! Suas fotos ficaram lindas! Beijokas!

    ResponderExcluir
  3. Adoro seu blog! Amo a Sophia ;-) Continue a postar sempre que possível. Estas trocas de experiência sõa riquíssimas para todos nós. Um grnade beijo e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir