sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Massagem no tratamento de Asperger ( ou Autismo?)

A Sophia foi um bebê muito normal. 
Apesar de ter tido uma parada respiratória e ter ficado dez dias na UTI do Hospital em que nasceu,  e ela desde pequena já foi uma vitoriosa. 
Fizemos "mamãe canguru" e acho que foi a partir desse momento que  o nosso vínculo se estabeleceu tão forte.

Amamentou bem, mas infelizmente por eu achar que só cuidando dela eu estaria salvando-a, perdi rapidamente o leite, e com isso aderimos as mamadeiras.
Mas isso não foi problema algum, pois a Sophia sempre foi uma boa degustadora de coisas saudáveis.

Sentou antes dos seis meses, andou aos doze meses, e ainda não falava nenhuma palavra, porém não havia nenhum traço de que haveria algo errado. Se comportava de maneira tímida com estranhos, porém muito carinhosa com as pessoas da casa.

Desde o início percebemos que ela não curtia muito as outras crianças, mas achávamos que era justamente porque ela nasceu numa casa de adultos.
Como o meu filho mais velho foi falar basicamente bem aos quatro anos, achei que era apenas uma retardo da fala.
Justamente por isso, aos dois anos ela já iniciou um trabalho com uma excelente Fono e começamos a estimular a Sophia a fala, porque nesse momento justificávamos tudo por ser paparicada pela Avó, ou pela mãe, ou pelo Pai coruja, etc. 
E essa querida fono, que já trabalhava com crianças diferentes na Apae, levantou a hipótese dela ter algum problema.
Enfim.. depois de mais ou menos uns oito meses de tratamento, eu estava no escritório trabalhando, em pleno Dezembro, quando recebi a ligação da fono, querendo marcar uma consulta conosco. 
Como ela é também nossa prima, pedi a ela que adiantasse o assunto. 
E ai vieram as primeiras palavras que ficou no meu coração até hoje:
"Acho que podemos contar com uma investigação mais séria, pois acho que ela tem alguns traços de autismo".

Me senti sem chão. Chorar foi tudo o que me acalentou.

A partir daí saímos buscando todos os tipos de informação e de tipos de tratamentos.
Ao retornarmos das férias, fui consultar um neurolista em BH e outro em SP. Ambos julgaram que era valida a dúvida.

Então buscamos um médico psiquiatra, que segundo me indicaram era a pessoa certa para o tipo de tratamento. (Quanto a esse profissional, farei depois até um comentário a parte, porque existem vários tipos de médicos).
De qualquer forma tento sempre lembrar dele vendo o lado bom que ele me ensinou - e que acho que a Dica é fantástica....

MASSAGEAR O CORPO DA CRIANÇA PARA ELA DESCOBRIR QUE EXISTE... PARA ELA TER PRAZER... PARA ELA TER UM MOMENTO DE PAZ SÓ DELA.

Fizemos isso por vários dias.
Segundo esse médico a disciplina era tudo. Toda noite, no mesmo horário, 7 dias com creme hidratante. Sempre explicando a Sophia os nomes das partes que estavam sendo massageadas. 
Depois 7 dias só com a mão, sem o creme - para ela sentir o contato da outra mão. Depois 7 dias só com bucha vegetal, de leve, para ela justamente sentir cada vez mais o seu próprio corpo.

Isso foi de vital importância para ela. 

E como boa garota especial, ansiava ardentemente por esse momento, e até hoje é louca por massagem.
Esse médico também me apresentou ao Método Padovan, que a Sophia faz há 3 anos e realmente é tudo de bom (também falarei a parte disso).

Agora, apesar das minhas diferenças com esse médico, uma coisa ele me disse que realmente acalentou o meu coração. 

"Pra que você quer um nome? Pode ser Asperger, Autismo, Sedentarismo ou qualquer outro nome. O importante é que ela é a Sophia, e o resgate é um processo lento e forte".

Vai então a minha primeira dica nesse meu blog Caseiro. 
ESSE SER ILUMINADO QUE DEUS LHE PRESENTEOU É SEU!
A SINDROME NÃO PRECISA TER UM NOME POMPOSO, E SE O TIVER RIA DELE... MAS SAIBA TUDO SOBRE ELE. O NOME NÃO É O ROTULO DO SEU FILHO, E SIM O CONHECIMENTO PARA UM TRATAMENTO MELHOR.

MASSAGEM + MASSAGEM + MASSAGEM! É UM MOMENTO A DOIS OU A TRÊS. MAS É UM MOMENTO GLORIOSO PARA TODOS!

Carinho é muito bom...
Um grande beijo no coração de todos!

Estela Mota 


4 comentários:

  1. Adorei a ideia do Blog! Parabéns tia!
    Amo muito você e minha linda priminha Sophia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Nath... isso é dividir, somar e multiplicar conhecimentos. Me animei ao blog depois do seu. Amo muito vc também, querida!

    ResponderExcluir
  3. Olha que engraçado, qdo comeceia ler que eles não gostavam do toque , etc eu tive a intuição de fazer massagem, comecei bem devagar hoje antes de dormir da o pé pra fazer massagem, uito engraçado tbém adora, mas nunca ninguém me orientou sobre isso.
    Beijos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Na Verdade o instinto materno tem que ser preservado, e ser sim, muito bem envolvido em todo o processo. Foi assim que começou a Sun Rise, e tirou o filho dela do comportamento que ele tinha. Beijos

    ResponderExcluir